..

domingo, 13 de janeiro de 2013

Entenda o que é Bootloader, Custom ROM, Kernel, CWM, Firmware, Flashing, ADB e Root


Encontrei esse Tutorial ensinando as funções de cada parte do Android necessárias pra fazer qualquer tipo de alteração no aparelho. Aconselho ler tudo antes de prosseguir com qualquer outro tutorial para modificação do sistema.

O tutorial estava em inglês, traduzi rapidinho com a ajuda do Google mais falta algumas alterações na tradução, enfim, da pra entender bem toda a explicação.

Créditos: www.AndroidForums.com

O que é um Bootloader?
Em termos literais, o bootloader é o código que será executado antes de qualquer sistema operacional começa a correr. Bootloaders basicamente empacotar as instruções para inicializar o kernel do sistema operacional e na maioria deles também têm a sua própria depuração ou ambiente de modificação. Pense no bootloader como um posto de segurança para todas as partições. Porque se você é capaz de trocar o que é nessas partições, você é capaz de quebrar as coisas, se você não sabe o que está fazendo.

Como o bootloader começa antes de qualquer peça de software no dispositivo, torna-se extremamente processador específico e cada mãe tem o seu próprio bootloader. Esta é uma razão que todos os telefones Android têm diferentes ROMS personalizadas desenvolvidas devido à variação elevada de processamento de hardware presente no dispositivo.

Bootloader Android
Cada telefone Android tem um gerenciador de inicialização que instrui o kernel do sistema operacional para iniciar normalmente. Mas você precisa entender uma coisa aqui que o Android OS é um sistema operacional de código aberto e está disponível em uma variedade de hardware diferentes, cada fabricante tem sua própria versão do bootloader específico para o hardware presente é ambiente. Em seu nível mais básico, o smartphone Android é como um disco rígido, feito de partições de até vários. Uma dessas partições contém os arquivos do sistema Android, outro contém todos os dados de aplicativos que você acumula (que é como você é geralmente capaz de atualizar sem perder todas as suas coisas), e outros para fazer mais coisas por trás das cenas.

Muito tem sido dito sobre bootloaders sendo "travado" e até mesmo os dispositivos desenvolvedor-friendly Nexus vem com um bootloader bloqueado (Nexus dispositivos e um par de comprimidos são facilmente desbloqueado com um único comando). Na verdade, um monte bootloaders são bloqueadas e criptografados , ou seja, comandos simples como "fastboot oem unlock", não vai fazer uma coisa.

Por que Bootloaders bloqueado?
Um gerenciador de inicialização é normalmente trancado em um dispositivo Android, porque apesar de ser uma fonte aberta sistema operacional, ainda os fabricantes querem que você a manter a sua versão do sistema operacional Android projetada especificamente para o dispositivo. A fim de aplicar este conceito, os fabricantes de bloquear o bootloader. Com um bootloader bloqueado em dispositivos Android, é praticamente impossível piscar uma ROM personalizado e garantia vazio forçado tentativas, bem como geralmente acabam em tijolos. Por conseguinte, o primeiro passo é sempre desbloquear o bootloader.

Por que manter um bootloader fora de alcance? Um dos maiores motivos é que as operadoras e fabricantes não querem ter que suportar telefones hackeados. A outra é que um monte de tempo e dinheiro é gasto desenvolvendo essas coisas. HTC Sense não é barato. Nem é TouchWiz. Mas a Samsung e HTC ambos conseguiram encontrar um meio termo com a comunidade modding, e pressão é sobre outras empresas a fazer o mesmo.

O que é uma Kernel?
Um kernel não é algo único para Android - iOS e MacOS tem um, o Windows tem um, QNX BlackBerry tem um, na verdade todos os sistemas operacionais de alto nível tem um. O que nos interessa é o Linux, como é um dos usos Android. Vamos tentar quebrar o que ele é eo que ele faz.

Dispositivos Android usar o kernel Linux, mas não é o kernel exatamente o mesmo de outros sistemas operacionais baseados em Linux usar. Há um monte de código específico Android embutido, e mantenedores do kernel do Android do Google têm seu trabalho cortado para eles. OEMs têm de contribuir também, porque eles precisam para desenvolver drivers de hardware para as peças que está usando a versão do kernel que está usando. É por isso que leva um tempo para os desenvolvedores independentes Android e hackers à porta novas versões para dispositivos mais antigos e começar tudo de trabalho. Drivers escritos para trabalhar com o kernel do Gingerbread em um telefone não será necessariamente trabalhar com o kernel do Ice Cream Sandwich. E isso é importante, porque uma das principais funções do kernel é controlar o hardware. É um monte de código-fonte, com mais opções, enquanto a construção do que você pode imaginar, mas no final é apenas o intermediário entre o hardware eo software.

Quando o software precisa do hardware para fazer qualquer coisa, ele envia uma solicitação para o kernel. E quando dizemos nada, dizer nada. Desde o brilho da tela, para o nível de volume, para iniciar uma chamada através da rádio, mesmo que está desenhado no visor é finalmente controlado pelo kernel. Por exemplo - quando você toque no botão de pesquisa no seu telefone, você dizer o software para abrir o aplicativo de pesquisa. O que acontece é que você tocou em um certo ponto no digitador, que informa o software que você tocou a tela a essas coordenadas. O software sabe que quando esse ponto particular é tocado, o diálogo de pesquisa é suposto abrir. O kernel é o que diz o digitalizador para olhar (ou ouvir, os eventos são "ouvidos" para) para toques, ajuda a descobrir onde você tocou, e diz ao sistema que você tocou. Por sua vez, quando o sistema recebe um evento de toque em um ponto específico do kernel (através do driver) ele sabe o que desenhar na tela. Tanto o hardware como o software de comunicação nos dois sentidos com o kernel, e é assim que o seu telefone sabe quando fazer algo. Entrada de um lado é enviado como saída para o outro, se é que jogar Angry Birds, ou ligar para o Bluetooth do seu carro.

Parece complicado, e é. Mas é também a lógica do computador bastante normal - não há uma ação de algum tipo gerado para cada evento. Sem o kernel para aceitar e enviar informações, os desenvolvedores teriam que escrever código para cada evento único para cada peça de hardware do dispositivo. Com o kernel, tudo o que tem a fazer é se comunicar com ele através do sistema Android API, e os desenvolvedores de hardware só tem que fazer o hardware do dispositivo comunicam com o kernel. A coisa boa é que você não precisa saber exatamente como ou por que o kernel faz o que faz, apenas a compreensão de que é o intermediário entre a partir de software para o hardware lhe dá uma compreensão muito boa do que está acontecendo sob o vidro. Tipo de dá uma nova visão em relação a esses companheiros que ficam a noite toda para trabalhar em kernels para o seu telefone, não é?

O que é o CWM?
ClockworkMod, abreviado como CWM, é uma recuperação populares personalizado para telefones Android e tablets desenvolvidos por Koushik Dutta (Koush), um nome bem conhecido na comunidade dev Android. Dados do dispositivo de recuperação ClockworkMod permite executar várias operações avançadas de recuperação, restauração, instalação e manutenção em seu dispositivo Android que não são possíveis com a recuperação do estoque, e é uma das formas mais comuns utilizadas para obter acesso root, volta-se, instale um ROMs personalizadas, amêndoas, temas, mods e muito mais. No entanto, para alguém novo para Android personalização e hacking, algumas de suas opções pode vir a ser um pouco confuso. No que segue, vamos cobrir tudo o que esta recuperação é capaz de fazer, e como fazê-lo.



Sobre o Android Recovery
Todos os dispositivos Android vêm com um console de recuperação que é basicamente uma partição na memória interna do aparelho e pode ser inicializado. A recuperação do estoque de quase todos os dispositivos Android oferece algumas opções básicas ainda à mão que lhe permitem fábrica redefina seu dispositivo e também para recuperar seu sistema operacional usando uma ROM oficial em formato zip, mas isso é tudo que você pode fazer com ele. É aí que uma recuperação personalizado vem à mão.

Uma recuperação Android personalizado basicamente substitui a recuperação do estoque com uma que permite fazer tudo o que você pode fazer com a recuperação do estoque, além de uma infinidade de opções de mais para lhe dar muito mais controle sobre o seu dispositivo. Com uma recuperação personalizado, você pode instalar ROMs oficiais e não oficiais, bem como outras atualizações, incluindo aplicativos, temas, etc kernels usando arquivos zip, limpe não apenas dados do usuário, mas praticamente cada partição em seu dispositivo, montar o cartão de memória de massa USB acesso ao armazenamento sem deixar partição de recuperação, o seu cartão SD, limpe Dalvik cache e Estatística da bateria, as permissões de correção, executar, gerenciar e restaurar backups e assim por diante.


Introdução Para ClockworkMod
Recuperação ClockworkMod é um dos mais amplamente utilizados recuperações personalizados Android que está disponível para a maioria dos dispositivos convencionais Android. É nossa recuperação personalizado de escolha aqui no AddictiveTips e quase ROM cada costume que instalamos em nossos dispositivos é feita usando essa recuperação.

Recuperação ClockworkMod foi desenvolvido por Koushik Dutta (também conhecido como Koush) - o mesmo cara que nos trouxe o Gerenciador de ROM Android. Ele pode ser encontrado em seu blog haquear dispositivos Android e no Twitter.

O que é Firmware?
Que diabos é esse firmware? Definição de firmware é um software programado permanente em uma memória só de leitura
Em palavras simples, você pode entender isso como janelas para o PC, no caso do Android, vamos fazer a mesma coisa - instalar firmware (Froyo, Gingerbread, ICS, Jelly Bean etc) em seu telefone. Todos os telefones têm seus firmwares diferentes e ferramentas de instalação consideram menos para a versão Andriod (Froyo, Gingerbred). Por isso, nunca acho que podemos instalar qualquer firmware em qualquer telefone Android como fazemos em computadores.

O que é o Flashing?
Intermitente refere-se à substituição de dados existentes em módulos ROM presentes em um dispositivo eletrônico com os novos dados. Isto pode ser feito para melhorar um dispositivo ou para alterar o fornecedor de um serviço associado à função do aparelho, tais como a mudança de um fornecedor de serviço de telefone móvel para outro, ou a instalação de um novo sistema operativo.
Em palavras simples piscar é chamado de instalação de firmware no seu telemóvel.

O que é o Root?
Quando operadoras e fabricantes de vender o dispositivo, é quase certo que o aparelho viria com restrições de software certas no lugar. Há uma variedade de razões diferentes porque eles podem fazer isso - alguns afirmam que isso é feito para proteger o usuário, preservar a garantia do aparelho (esta política irá variar de fabricante para fabricante), impedir que usuários se livrar de apps bloatware de transporte ou simplesmente porque o fabricante prefere se o seu aparelho foi distinguível da competição puramente baseado em sua interface de usuário (ou seja, TouchWiz da Samsung, HTC Sense UI, etc).

Seja qual for o seu raciocínio pode ser, as chances são, se você está olhando para personalizar o seu dispositivo em um nível mais profundo, você estaria fora de sorte e é aí que entra em jogo o enraizamento.

Enraizamento é essencialmente um processo que permite que os usuários de smartphones, tablets e outros dispositivos rodando em Android para ganhar "superusuário" acesso ao software. Isso permitirá ao usuário realizar tarefas administrativas, tais como a escrita para locais normalmente restritas pelo sistema que por sua vez permitirá a personalização mais profunda. Para usuários de iOS, enraizamento em dispositivos Android pode ser pensado como um equivalente de perto de jailbreaking seu dispositivo.

O que são ROMs personalizadas? (Custom ROMs)
Uma ROM de ações é a versão do sistema operacional do telefone que vem com o telefone quando você comprá-lo.

A ROM personalizada é uma versão totalmente independente do sistema operacional, incluindo o kernel (o que faz correr tudo), aplicativos, serviços, etc - tudo que você precisa para operar o dispositivo, exceto que é personalizado por alguém de alguma forma.
Então, o que a parte "personalizado" quer dizer? Desde que o Android é de código aberto, os desenvolvedores são livres de tomar ROMs ações, modificá-los, tira-los de lixo, otimizá-los, adicionar coisas, e praticamente fazer o que a sua imaginação e habilidades permitem.

O que é ADB?
De acordo com o Google "Android Debug Bridge (ADB) é uma ferramenta versátil permite que você gerencie o estado de uma instância emulador ou Android-powered dispositivo." Isso certamente soa como o Google, não é mesmo? Para colocá-lo simplesmente, adb é de duas aplicações diferentes - um em execução no seu computador (Windows, Linux ou Mac) e uma corrida no seu telefone. Quando o telefone estiver conectado, e depuração USB está ativada, você pode emitir comandos e se comunicar com o celular usando a tela do computador e do teclado.

O seu telefone Android usa um kernel modificado Linux e ferramentas como base. Isto significa que muito poucos comandos do Linux podem ser enviados através do servidor adb (aquele em execução no seu computador) para o cliente adb (aquele em execução no seu telefone) e eles serão executados. Em nossa imagem de exemplo, eu tenho enviado o comando "top" sobre o fio para o meu celular, e meu telefone me mandou de volta as informações e impressos para o meu terminal.

Isso pode ser muito útil para depurar as coisas que não estão indo bem, assim o envio desses comandos estranhos que você precisa quando você está cortando no meio da noite. As possibilidades são, se você não estiver a depuração algo ou tentando quebrar hack no seu telefone, você não vai ter muito uso para adb. E isso é OK - há mais do que uma maneira de se divertir com um dispositivo Android.

O que é Baseband?
Baseband é a versão rádio ou modem, dependendo da operadora de telefonia, modelo e versão Android Software Stack. O arquivo de Rádio / Modem é piscou através da ferramenta de recuperação (outras opções são ADB / ODIN). A Rádio incompatíveis / Modem e ROM não vai levar a coisas de trabalho. Você precisa encontrar o Rádio correspondência / Modem para a ROM especial que você está correndo.

O firmware de rádio controla básicas funções de baixo nível, como conectividade de rede, Wi-Fi e GPS. A atualização do firmware Rádio irá corrigir problemas de conectividade, aumentar o alcance ou o desempenho, diminuir o uso da bateria, etc firmware tRadio Incorrec pode desativar algumas funções do telefone, tais como MMS, de dados 3G, Notificações VM, operadores de rede etc / transportadoras selecionar a versão correta do o firmware de rádio que é adequado para o telefone de rede e a largura de banda.

Há também modem e Baseband chipsets Rádio processador em telefones celulares. Normalmente, o Google, fabricantes de telefones e operadoras desenvolver vários tipos de firmware do modem / software que controla as funções destes chipsets.

O firmware é a versão global do sistema Android no seu telefone. Versão banda base é a versão da rádio embutido no dispositivo. Desde que o Android é baseado no sistema operacional Linux, eles mostram que a versão atual do kernel utilizado no coração do sistema. O número de compilação é apenas um indicador de qual versão numérica do sistema global actual foi construído por desenvolvedores para o seu dispositivo.

Você não pode atualizar qualquer um desses a partir do site oficial. Atualizações para o sistema Android são empurrados para o telefone através do ar por parte do fabricante ou a operadora de telefonia celular. A única outra maneira de atualizar ou alterar um telefone Android para instalar ROMs personalizadas modificados no lugar do firmware do sistema existente. Isso geralmente requer enraizamento o telefone e um conhecimento bastante considerável de como cortar hardware.

Espero que ajude muita gente por aqui. :)

Postagem original contendo todos os créditos:
http://androidforums.com/sony-ericsson-xperia-mini/581709-what-bootloader-custom-rom-kernel-cwm-firmware-flashing-adb-root.html
Gostou? Divulgue, compartilhe!
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

0 comentários

* Proibido o uso de palavras ofensivas nos comentários.
* Por favor, críticas construtivas.
* Link OFF? Entre em contato.
* Não divulgue links.

Obrigado.

:) :-) :)) =)) :( :-( :(( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ :-$ (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer

 
© 2013 UserAndroid BR
Arthur Artes -www.UserAndroidBR.blogsot.com
Posts RSSComments RSS
Voltar ao topo!